10 de fevereiro de 2014

Relacionamentos
Hoje o assunto do post não é resenha, nem tutorial, nem sugestão de música, quero falar sobre relacionamentos.
É um assunto que tem mexido bastante comigo, sendo uma área que Deus tem trabalhado bastante na minha vida.
Para mim, a realidade que vivemos nos leva a vários relacionamentos, maioria deles virtual.
Será que isso é saudável?
Será que essa "virtualidade" toda não atrapalha nossos relacionamentos?

É um pouco sobre isso que quero falar hoje, tentarei ser breve para não ficar muito extenso.

A graduação em Psicologia me fez refletir muito sobre os relacionamentos, sejam eles quais forem.
Vejo hoje, uma realidade permeada por inveja, disputa e competição para eleger o melhor ou o mais competente.
As pessoas se afundam no trabalho, tornam-se dependentes do dinheiro e se para atingir seu objetivo for necessário passar por cima de alguém, não há problema algum.
Tem se perdido o real significado de relacionar-se com alguém, que para mim o interesse é em conhecer o outro, cuidar do outro, se importar com o outro e fazer o outro feliz.
Hoje vejo pessoas que se relacionam com muitas outras apenas por interesse. Interesse em subir na carreira, interesse em conseguir algo para si, interesse no que o outro tem a oferecer, interesse no que o outro pode fazer por elas. Onde está o interesse somente em conhecer e querer o melhor para o outro? Em desfrutar bons momentos sem nenhuma "segunda intenção" por trás?
Vejo que isso tem sido esquecido por muitas pessoas.
E é devido a isso que acredito que os relacionamentos não duram mais como antigamente. Posso falar por mim, conto nos dedos e não fecha uma mão o número de relacionamentos que tenho que possuem mais de cinco, oito ou dez anos. 
E não é pelo tempo, mas eu sei que se eu precisar dessas pessoas, eu realmente posso contar com elas.
Não é porque vivemos em um mundo "fast food" que os relacionamentos devam tomar o mesmo rumo, o rumo do descartável e da agilidade, onde inúmeras características sequer são conhecidas, porque a corrida contra o tempo é maior.
De que adianta ter milhões de "amigos" virtuais, mas viver trancado em casa? Hoje as crianças se reúnem para jogar videogame, para jogar online e não para brincar na rua.
Para mim, é por isso e outros motivos que muitas crianças hoje tem diversas alergias, intolerâncias e dificuldades motoras, porque não vivem mais em contato com o mundo real, apenas com o mundo virtual.
Não faz muito tempo, compartilhei uma imagem em uma rede social que dizia que a verdadeira amizade não é ser inseparável, mas estar separado e nada mudar. Acho que é isso que falta hoje! Hoje em dia as pessoas são substituídas facilmente e os relacionamentos vão se deteriorando, se perdendo.

Na Bíblia, no livro de Provérbios, capítulo 17, verso 17 diz que "Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão". Isso me fez refletir e questionar: até quando terei esse irmão? Será que não é momentâneo? 
Eis o desafio deste século, ser fiel à alguém, principalmente nos momentos de angústia, pois são nesses momentos que sabemos quem realmente podemos chamar de irmão. É aquela pessoa que independente do que aconteça, você pode contar com ela. 
Com certeza não será um mar de rosas, as dificuldades virão e é através da passagem por elas que saem os vitoriosos.
Se você entrou com mais alguém e saiu sozinho, pode ser que essa pessoa não seja realmente um irmão.
É como aquela frase que diz que devemos amar as pessoas e usar as coisas e não o contrário.

Deus abençoe sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Será muito bem vindo e apreciado!!